Fui eleito síndico, o que preciso saber sobre manutenção de condomínios?
Essa pergunta é uma das que mais recebemos, e neste artigo você vai entender um pouco mais sobre as obrigações de um síndico relacionadas a manutenção.
Primeiramente você deve saber que ser síndico de um edifício é ser responsável civil e criminalmente pela administração do empreendimento, portanto em caso de omissão você poderá ser processado e condenado inclusive a prisão. Mas fique tranquilo, se você tiver boa vontade e tempo para prender sobre as rotinas de um condomínio, mesmo não sendo um síndico profissional, poderá ter ótimos resultados.
Ao assumir um condomínio novo, o primeiro síndico eleito deverá recebe-lo da construtora por meio de um “Ato de entrega”, onde geralmente engenheiro e representantes da construtora / incorporadora entregam ao síndico uma cópia dos projetos, termos de garantia e realizam uma inspeção geral na edificação. Fique atento, nesta inspeção você deve observar principalmente os acabamentos, visto que algumas garantias já se extinguem no ato do recebimento, como por exemplo: pisos e vidros quebrados e fechaduras. Portanto você deve observar rigorosamente cada detalhe e testar tudo o que possa ser testado. Lembre-se também de acompanhar a vistoria com o memorial descritivo, que é um documento emitido pela incorporadora onde constam todos os itens que devem ser entregues e como devem ser entregues. O ideal é que nesse ato, você seja acompanhado por um profissional que vá te ajudar a identificar pontos que podem ser corrigidos ainda em garantia sem causar despesas posteriores ao condomínio.
Após o recebimento do condomínio, você deve se atentar principalmente em executar as manutenções preventivas que são manutenções programadas, planejadas com uma frequência controlada, essas manutenções visam manter o empreendimento em garantia para que possíveis defeitos sejam acobertados pela construtora ou ainda pela seguradora. A falta de manutenção preventiva é a principal causa de degradação da construção, causando em médio e longo prazo enormes despesas ao caixa do condomínio.
Caso a construtora / seguradora evidencie que as manutenções preventivas não foram realizadas, os sistemas podem perder a cobertura das garantias. Algumas manutenções preventivas podem ser realizadas pelo próprio zelador ou pelos funcionários de manutenção do condomínio. Já outras atividades precisam ser realizadas por empresas especializadas.
O síndico deve consultar os manuais das áreas comuns disponibilizados pela construtora, ou ainda o plano de manutenção que muitas vezes é disponibilizado.
Além das manutenções preventivas, os sistemas de prevenção e combate a incêndio requerem atenção especial, já que muitos sistemas precisam de testes e manutenções constantes, são eles os sistemas de gás, proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), detecção (botoeiras / fumaça), alarmes, iluminação de emergência, ventilação forçada das escadas, extintores, mangueiras dos hidrantes.
Portanto você deve contratar uma empresa especializada para realizar essas manutenções.
Nós da JundSmart somos o apoio que você precisa, nosso serviço de consultoria em manutenção cuidará de todos esses processos para você, sendo assim você poderá dedicar seu tempo as demais atividades da vida condominial.
Entre as atividades que executamos se destacam:
- Consultoria para recebimento de condomínios (Condomínios novos)
- Consultoria para elaboração de plano de manutenção (Condomínios existentes)
- Assessoria para acionamentos e acompanhamento de garantias
- Consultoria em analise de documentações para reformas
- Consultoria em contratação de prestadores
- Analises de viabilidade para projetos de melhoria (Levantamento de custos)
- Assessoria para compra de materiais de manutenção
- Assessoria junto ao corpo de bombeiros / prefeitura
- Assessoria para zeladoria
Entre em contato e agende uma visita (11) 94375-9282 – contato@jundsmart.com